top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

28 de julho, Dia do Agricultor


Foto: acervo Rio Rural
O agricultor tem papel fundamental na preservação do meio ambiente. Foto: acervo Rio Rural

No último dia 28 foi celebrado o Dia do Agricultor. Desde o cafezinho e o pão com manteiga ao arroz com feijão e legumes que chegam à mesa do brasileiro, todos os dias: tudo isso só é possível graças ao trabalho indispensável do agricultor, responsável por cultivar grãos, sementes e hortaliças. A data foi criada em 1960, pelo presidente Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura, uma das principais pastas pra a economia nacional.


No entanto, a importância do agricultor em nosso dia a dia, seja no campo ou na cidade, vai além da produção de alimentos. Os agricultores e produtores rurais, em geral, exercem um papel fundamental na proteção dos recursos naturais. No Brasil, grande parcela (cerca de 70%) das áreas remanescentes de Mata Atlântica está localizada em propriedades privadas no meio rural. Além de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, por meio do aumento da captura de carbono, a manutenção das florestas contribui para provisão e qualidade das águas para abastecimento rural e urbano.


Além de garantir o desenvolvimento da produção agrícola, que também depende de recursos naturais, o proprietário rural que promove ações de gestão ambiental em sua propriedade contribui para a sustentabilidade do ecossistema e para a redução dos impactos no clima e ocorrências de desastres naturais, como enchentes e secas severas.


Agricultura sustentável - Um dos objetivos do projeto Conexão Mara Atlântica é incentivar a adoção de práticas produtivas com maior potencial de geração de renda associado a ganhos ambientais e econômicos, que gerem benefícios socioambientais. Para isso, o projeto recompensa, por meio do mecanismo de pagamento por serviço ambiental (PSA), o proprietário rural que adota ações de conservação de floresta nativa, recuperação de áreas degradadas e práticas produtivas com maior potencial de produção, assim como de conservação e recuperação ambiental que garantem a melhoria dos serviços ambientais.


Ao serem reconhecidos como prestadores por serviço ambiental, os proprietários rurais beneficiados pelo projeto recebem um incentivo econômico para aplicação em soluções tecnológicas que melhorem os processos produtivos e de gestão do seu negócio. Os investimentos impulsionam o crescimento do negócio, promovem a inclusão socioeconômica das famílias rurais e movimentam a economia local.


“Valorizamos o trabalho do agricultor, principalmente do pequeno produtor, e entendemos as limitações para um crescimento sustentável. Mas acreditamos que é possível inovar e produzir gerando menos impacto ao meio ambiente. A conscientização do produtor rural sobre a importância da gestão dos recursos, entendendo o capital natural como um valor existente nas propriedades rurais, é um caminho possível para a sustentabilidade dos nossos recursos naturais. Estamos construindo uma parceria que poderá gerar muitos e bons frutos”, afirma o coordenador executivo do projeto, Gilberto Pereira.

Komentarze


bottom of page