O Projeto Semear, iniciativa de educação agroecológica e sustentabilidade desenvolvida pela EMATER-RIO no CIEP Vereador Said Tanus José, em Italva, na região Noroeste do estado, recebeu reconhecimento internacional do Glocal Experience Rio 2023. O projeto Conexão Mata Atlântica contribuiu dando suporte na implantação da Horta Floresta desenvolvida pelos próprios alunos em um espaço anteriormente subutilizado pela escola.
Os alunos do Ensino Médio participaram na prática da implantação e manutenção do sistema agroflorestal (SAF), desde a adubação até o manejo e irrigação. As atividades, lideradas pelo Professor Fábio Júnior Moura, do CIEP, com assistência dos técnicos locais da EMATER-RIO e apoio do Conexão Mata Atlântica, foram incorporadas ao currículo escolar, proporcionando aos estudantes uma valiosa experiência em agroecologia e sustentabilidade.
Os estudantes participaram de palestras, atividades de plantio de mudas e visitas educativas, incluindo uma experiência enriquecedora no sítio Cerejeiras, em Bom Jesus do Itabapoana, onde puderam aprender valiosas técnicas de manejo e cultivo em um exemplo prático de agrofloresta com árvores de cacau e banana.
A EMATER-RIO desempenhou um papel fundamental na implantação prática do sistema, fornecendo suporte técnico desde a análise do solo até a adubação. Wagner Nunes, supervisor do escritório local de Italva, destacou: "Introduzimos o sistema de irrigação e acompanhamos todo o processo de implantação." Além disso, a empresa doou mudas e sugeriu o sistema, que foi prontamente aceito pelo CIEP.
"O Projeto Semear é um exemplo inspirador de como a educação agroecológica e a sustentabilidade podem ser integradas de forma eficaz no ambiente escolar. O Conexão Mata Atlântica sente-se honrado em ter contribuído para essa iniciativa, que não só fortalece o conhecimento dos alunos sobre práticas agrícolas sustentáveis, mas também promove o cuidado com o meio ambiente e a valorização da biodiversidade”, afirma Gilberto Pereira, coordenador executivo do projeto Conexão Mata Atlântica.
O reconhecimento do Projeto Semear veio com o 2º lugar na categoria 'ações de intervenção' no Glocal Experience Rio 2023, uma plataforma comprometida com a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Essa conquista destaca não apenas o sucesso da iniciativa, mas também a importância da colaboração entre instituições e projetos como a EMATER-RIO, o CIEP e o projeto Conexão Mata Atlântica na promoção da sustentabilidade e educação agroecológica, alinhada com as diretrizes da Agenda 2030.
Registro das aulas e do processo de implantação do Sistema Agroflorestal, em 2023.
Resultado um ano após a implantação do sistema pelos estudantes do CIEP, em Itava.
Comments