Continuam abertas, até o dia 26 de junho, as inscrições para produtores rurais das regiões das bacias hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e Médio Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, participarem do projeto Conexão Mata Atlântica, que valoriza e recompensa, por meio do mecanismo de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), os agricultores que adotam ações de conservação de floresta nativa, restauração de áreas degradadas e implementam práticas agrícolas com menor impacto ambiental.
Desde a abertura do processo de seleção pública, mais de 200 produtores rurais já manifestaram interesse em participar do projeto Conexão Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro. Os agricultores que já deram início ao processo de seleção, a partir da apresentação da documentação exigida, permanecem em avaliação.
Com o apoio dos parceiros institucionais, o projeto realizou um amplo trabalho de mobilização e divulgação nas áreas que abrangem as microbacias que compõem a bacia do rio Paraíba do Sul, localizadas em seis municípios das regiões Noroeste (Italva, Cambuci, Varre-Sai e Porciúncula) e Sul fluminense (Valença e Barra do Piraí).
“Neste momento estamos fazendo um trabalho local dedicado em apoiar os agricultores a reunir e revisar a documentação necessária. Além de incentivar e premiar o proprietário pela preservação da floresta e adoção de práticas agrícolas com menor impacto, o projeto ainda auxilia na regulamentação ambiental da propriedade, prestando assistência técnica em todas as etapas do projeto”, afirma Gilberto Pereira, coordenador executivo do projeto Conexão Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro.
Os produtores rurais interessados em participar do projeto podem contar com o suporte técnico para a organização da documentação, para a inscrição do imóvel no Cadastro Ambiental Rural (CAR), assim como para elaboração do Plano de Ação, que indicará as áreas e ações a serem trabalhadas nas propriedades. O apoio técnico aos agricultores conta ainda com a parceria fundamental da Emater-Rio e da Fundação Dom André Arcoverde (FAA).
Confira o número de agricultores interessados em se beneficiarem do projeto por cada região e município, até o momento:
NOROESTE Italva – 40 Cambuci – 47 Varre-Sai – 37 Porciúncula – 34
MÉDIO PARAÍBA Valença – 34 Barra do Piraí – 16
Comments