top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Conexão Mata Atlântica no Rio inicia liberação de recursos para prestadores de serviços ambientais


Começa nesta quinta-feira, 20 de dezembro, o pagamento dos primeiros recursos de incentivo para prestadores de serviços ambientais (PSA) habilitados na primeira seleção pública do projeto Conexão Mata Atlântica, no estado do Rio de Janeiro. Dos 165 produtores rurais aprovados, 54 já comprovaram a execução das práticas de conservação, restauração e conversão produtiva e receberão os recursos ainda este ano. Somente para este primeiro grupo, serão desembolsados cerca de R$ 290 mil, destinados a pro

proprietários rurais localizados em diferentes municípios atendidos pelo projeto.


No total, serão investidos a cada ano mais de R$ 1 milhão para incentivo a prestação de serviços ambientais de conservação, restauração e conversão produtiva, implementados por proprietários rurais habilitados no primeiro edital do projeto no estado. Os recursos deverão ser investidos em ações que estimulem o desenvolvimento dos negócios rurais, de acordo com a diretriz do Salto Tecnológico, entre elas: melhorias na infraestrutura das propriedades, inovações em processos e diversificação da produção, insumos, equipamentos, maquinários e recuperação de pastagens.


Segundo Gilberto Pereira, coordenador executivo do projeto no estado, os investimentos vão contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas e pecuários e impulsionar os negócios no campo, proporcionando maior facilidade para adequação ambiental das propriedades rurais, o aumento da renda dos produtores rurais e o aquecimento da economia dos municípios atendidos pelo projeto. “As propriedades rurais representam a maioria dos empreendimentos do interior do estado. Contribuir para a viabilidade da produção no campo é buscar a sustentabilidade social e ambiental que todos queremos”, afirma.


Todos os pagamentos serão realizados à medida que o cumprimento das ações de conservação, restauração ou conversão produtiva forem comprovadas por meio de vistorias nas propriedades a serem realizadas pela equipe técnica que atua nas áreas de abrangência do projeto. A equipe técnica entrará em contato com os produtores para agendar a vistoria, que resultará em um relatório que poderá aprovar a execução das práticas ou recomendar novas intervenções para que se adequem às exigências.


Ao longo do mês de dezembro, além dos produtores que já começam a receber este mês, vários outros produtores rurais beneficiados pelo projeto já receberam a equipe técnica para comprovação da execução das práticas e a partir de janeiro também poderão receber os recursos para investimentos no negócio rural.

Comments


bottom of page