top of page

Conexão Mata Atlântica no Rio integra plataforma de estudos de caso do Regions4


O projeto Conexão Mata Atlântica no Rio de Janeiro agora faz parte do catálogo do Case Study Database (CSD) (baixe pelo link, em português e outras línguas), banco de estudos de casos da Regions4, entidade internacional que representa as regiões em negociações com a Organização das Nações Unidas (ONU), em iniciativas da União Europeia e em discussões globais nas áreas de mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade.


Como uma de suas iniciativas, a rede, que atualmente representa 47 governos regionais de 23 países – entre eles o Governo Estadual do Rio de Janeiro – localizados nos quatro continentes, seleciona e documenta histórias de sucesso regionais com o objetivo de torná-las replicáveis ​​e acessíveis a outros governos subnacionais com desafios semelhantes.


O banco de casos de sucesso é uma das ferramentas destacadas na plataforma Regions With Nature, canal digital lançado durante a COP15 de Biodiversidade, pelo qual os governos subnacionais e regionais compartilham seus compromissos e ações para atingirem metas globais voltadas para ampliação, restauração de ecossistemas, conservação da biodiversidade e de Soluções baseadas na Natureza (SbNs).


O governo do estado do Rio de Janeiro aderiu, em 2022, à iniciativa. Para a subsecretária estadual de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade, Marie Ikemoto, integrar essa rede é uma forma de compartilhar conhecimento, boas práticas e experiências bem-sucedidas do estado que possam ser replicáveis em outras regiões.


“Esperamos que os desafios e aprendizados do projeto Conexão Mata Atlântica, um dos estudos de caso destaque do estado do Rio na plataforma, possam contribuir com outros governos que pretendem aplicar o mecanismo de Pagamentos por Serviços Ambientais”, afirma a subsecretária.


 
 
 

1 Comment


jaimehoracio
Dec 20, 2023

Está provado o inestimável valor do projeto "Conexão Mata Atlântica", não só pelas mudas de árvores que fornece, mas também e sobretudo pelo elevado nível da assistência técnica que proporciona aos agricultores que, como eu, reconhecem a vantagem de proteção ao meio ambiente no geral. Parabéns aos profissionais que, paciente e tecnicamente, nos ajudam na execução da nossa parte, como produtores rurais, beneficiados pelo projeto. Jaime Horácio - Fazenda São Sebastião - Ipiabas - Barra do Piraí.

Like
Não há eventos no momento
bottom of page