top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Conexão Mata Atlântica participa do 5º Dia de Campo do UNIFAA em Valença


Gilberto Pereira, coordenador executivo do projeto no Rio de Janeiro. Fotos: Gustavo Mahé

O projeto Conexão Mata Atlântica esteve presente, pelo segundo ano consecutivo, no Dia de Campo do Centro Universitário UNIFAA e da Liga Acadêmica de Animais de Produção (LAAP), realizado dia 24 de agosto, no Hospital Veterinário Escola (HVE), em Valença, no Sul Fluminense. O evento proporcionou aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária e produtores rurais da região a oportunidade de conhecer mais sobre boas práticas que estimulam o desenvolvimento e aprimoramento do agronegócio.


O projeto Conexão Mata Atlântica apresentou os conceitos e vantagens do Sistema Silvipastoril, um aliado da produtividade do rebanho e preservação dos recursos ecossistêmicos. A técnica integra o plantio espaçado de árvores em áreas de pastagem, proporcionando melhorias na saúde do rebanho, aumento da produtividade, proteção do solo contra erosão, além de possibilitar a exploração de produtos florestais (madeira, óleo essencial, frutos, sementes, folhas etc.).


Segundo estudos, o Silvipastoril pode representar até 20% de crescimento da produtividade do gado de corte e entre 12% e 15% da produção de leite, por hectare, ao ano. “Os ganhos econômicos e ambientais são muito grandes, além do aumento de produtividade outros produtos podem incrementar a renda dos pecuaristas. Sem dúvida, os sistemas florestais integrados que estamos incentivando, privilegiam a biodiversidade e colaboram para a viabilidade das propriedades rurais”, afirma Gilberto Pereira, coordenador executivo do projeto no Estado do Rio.


Durante o evento, também foi comunicado aos presentes que em breve o projeto Conexão Mata Atlântica estará abrindo nova chamada para incentivos a proprietários rurais que já desenvolvem ou queiram desenvolver práticas de uso que contribuam para a recuperação ou manutenção dos serviços ambientais. Este ano o foco é o incentivo a Conversão Produtiva e os Sistemas Silvipastoris são uma das ações elegíveis pelo projeto.


Unidade de Difusão


Com o objetivo de incentivar modelos e experiências em sistemas florestais, o projeto Conexão Mata Atlântica incentiva proprietários rurais e instituições locais a implantarem sistemas silvipastoris e agroflorestais. O Centro Universitário UNIFAA é uma das instituições de ensino que está implementando uma Unidade de Difusão e Capacitação do Sistema Silvipastoril, em parceria com o projeto.


A unidade contará com uma área aproximada de 3,5 hectares, localizada no Campus do Hospital Veterinário Escola (HVE), e ficará disponível para visitação de estudantes e capacitação de produtores rurais. O sistema de pastejo com árvores vai integrar espécies nativas e madeiras e será utilizado para pecuária leiteira de alta produtividade. Em breve serão divulgadas as datas para visitação.

Comentários


bottom of page