O prazo foi estendido mais uma vez e o formulário pode ser respondido até o dia 02/12
O projeto Conexão Mata Atlântica, coordenado pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), prorrogou o prazo para envio de respostas da pesquisa “Espécies da Mata Atlântica - Valores e usos para sistemas produtivos e restauração” até o dia 02/12. A consulta pública visa levantar informações de conhecimento popular sobre os diferentes usos de espécies do bioma.
Se você conhece alguma receita gastronômica composta por uma espécie nativa da Mata Atlântica, ou tem conhecimento de produtos artesanais com algum de seus elementos, participe da pesquisa disponível neste link.
A ideia é, a partir da colaboração popular, reunir possíveis formas de utilizar as mais de 40 espécies incentivadas pelo projeto em ações de restauração florestal e conversão produtivas além de seu papel ambiental. Dentre as espécies elencadas no formulário estão Ipê-rosa (Handroanthus heptaphyllus), Pau-Brasil (Paubrasilia echinata), Saboneteira (Sapindus saponaria) e Pitanga (Eugenia uniflora).
O formulário terá como resultado a elaboração de uma cartilha a ser distribuída para produtores rurais e demais interessados, a fim de resgatar e difundir possíveis usos cotidianos da flora para além da prática ambiental. Dessa forma, espera-se agregar valor econômico para as espécies nativas que estão sendo introduzidas nas áreas de intervenção do projeto.
O Conexão Mata Atlântica, em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), tem como objetivo gerar reconhecimento sob o bioma e promover a sustentabilidade no território fluminense.
Commentaires