A equipe do projeto Conexão Mata Atlântica lamenta o falecimento da produtora rural e artesã Elza da Silva, de 86 anos, uma das beneficiárias do projeto, vítima de um ataque cardíaco nesta quarta-feira, 5 de junho. Nos solidarizamos com os familiares e amigos pela grande perda.
Dona Elza exercia um papel de liderança muito importante na comunidade local. Além de produtora rural e artesã com produtos da biodiversidade local, era presidente da associação do assentamento rural Fazenda Conquista assistido pelo ITERJ no município de Valença, onde também está localizada a propriedade da família, o Sítio Conceição.
Com a palha da taboa, matéria-prima da biodiversidade local, Dona Elza da Silva produzia e ensinou muitas jovens e mães a produzirem produtos artesanais como bolsas e cestas, um exemplo de produção sustentável a ser seguido. A arte com a palha, que a artesã aprendeu há mais de 40 anos, ajudou a criar os nove filhos e até hoje é uma importante fonte de renda da família.
A propriedade de Dona Elza e do filho Reginaldo foi selecionada pelo projeto por desenvolver ações de conservação de uma área remanescente e proteção de nascentes. Ela deixa como mensagem a importância de produzir com o cuidado ambiental.
A produtora rural participou dos vídeos que produzimos recentemente para contar algumas histórias emblemáticas de quem produz e preserva. Foi uma honra termos contado sua história de luta e vitória e poder homenageá-la como uma grande parceira do projeto Conexão Mata Atlântica.
Assista ao mini vídeo sobre a história de luta e conquistas de Dona Elza e sua família, reconhecidos como prestadores de serviços ambientais.
Comments