O Conexão Mata Atlântica reconhece e valoriza a trajetória de vida e trabalho de todos os produtores rurais parceiros do projeto. Representando todos os beneficiários, a série Histórias de Quem Produz e Preserva está lançando quatro novas histórias de prestadores de serviços ambientais no âmbito do projeto no estado do Rio de Janeiro.
Conheça, abaixo, um pouco da história desses parceiros do projeto que estão desenvolvendo ações ambientais em suas propriedades.
Café com árvores
O produtor Fábio Alves, de Porciúncula - RJ, é beneficiário do projeto Conexão Mata Atlântica e reconhecido com prestador de serviços ambientais por desenvolver um sistema agroflorestal, no qual integra árvores nativas, frutíferas e econômicas à lavoura de café, além de outras práticas conservacionistas.
Conservação de solo e água
O produtor rural Aldemir Gomes, de Italva - RJ, é beneficiário do projeto Conexão Mata Atlântica e está introduzindo linhas de árvore nativas e econômicas na na pastagem para melhorar a conservação do solo e água.
Agrofloresta: produtividade e saúde
Os produtores Dalva Carvalho e Luiz de Almeida, de Italva- RJ, são beneficiários do projeto Conexão Mata Atlântica e são reconhecidos como prestadores de serviços ambientais por desenvolvem sistema agroflorestal integrando hortaliças, árvores nativas, frutíferas e econômicas.
Complemento da produção
O produtor rural Valdeci Belizário, de Valença - RJ, também beneficiado pelo Conexão Mata Atlântica, tem realizado a conversão de áreas produtivas em sistemas mais sustentáveis - agrofloresta e silvipastoril -, integrando árvores nativas e econômicas à lavoura e ao pasto.
Outras histórias
Já conhece as outras histórias da série? Confira a lista, abaixo. Curta e compartilhe para inspirar mais agricultores e ampliar a conscientização de todos.
O amor pelo campo e a força do associativismo
A propriedade das irmãs Angela Gripe e Zuraide Guedes, em Porciúncula - RJ, foi contemplada pelo Conexão Mata Atlântica pela conservação de mais de 21 hectares de remanescentes de floresta nativa. As duas desempenham um importante papel na liderança comunitária na zona rural do município de Porciúncula.
Ações de restauração e proteção de nascentes
O produtor rural Felício Machado Lima e os seis irmãos preservam juntos 120 hectares de floresta nativa nas propriedades da família, localizada no município fluminense de Valença. Por meio do programa Água do Rio das Flores já foram restaurados mais de 90 hectares, com o plantio de cerca de 150 mil mudas de espécies nativas.
Desenvolvimento rural e preservação ambiental
A produtora rural Benise Freitas e o marido Antônio Carlos, de Cambuci - RJ, conservaram em sua propriedade uma área de cerca de 6 hectares de floresta e protegeram duas nascentes com investimentos do programa Rio Rural, incentivador de muitos agricultores do estado para implementação de ações ambientais que agora podem ser reconhecidas e recompensadas pelo projeto Conexão Mata Atlântica.
Recuperação de mata ciliar no Rio Muriaé
O produtor rural Ricardo Nunes, que administra a propriedade da família, localizada no município fluminense de Italva, começou há cerca de cinco anos, por conta própria, a recuperar cerca de 7 Km da mata ciliar às margens do Rio Muriaé.
Contribuição para a provisão de água
As ações ambientais adotadas pelo produtor rural Leandro Gonçalves, de Barra do Piraí - RJ, têm contribuído para a provisão de água, captura de carbono, fertilidade do solo e manutenção da biodiversidade.
Conservação e inovações sustentáveis em áreas produtivas
O cafeicultor José Ferreira Pinto tem adotado diversas ações de conservação e restauração no Sítio Malacacheta, em Varre-Sai. Além de proteger uma significativa área remanescente de floresta e desenvolver ações de restauração, José tem inovado com o cultivo de café sombreado, que pode ser aplicado a partir do consórcio com árvores nativas, madeireiras, adubadeiras ou frutíferas.
RPPN Xodó: diversificação e sustentabilidade da produção
A propriedade familiar do produtor rural José de Almeida, em Varre-Sai, é um exemplo do equilíbrio entre ações produtivas e ambientais. Ele foi recompensado pelo Conexão Mata Atlântica por conservar mais de 10 hectares de Mata Atlântica por meio de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), além de restaurar uma área de cerca de um hectare e implementar práticas de conversão produtiva.
Preservação e produção agroecológica
Os agricultores familiares Carlos Martins Rosa e Maria das Graças, do município fluminense de Barra do Piraí, encontraram o equilíbrio entre a produção agroecológica de hortaliças e a conservação de áreas remanescentes de Mata Atlântica.
Agrofloresta ajuda na restauração de área degradada
Dos 28 hectares da propriedade da produtora rural Maria Lucia Murucci, de Porciúncula - RJ, 40% são de área de floresta nativa conservada. Além de produtora de café, Malu cultiva uma agrofloresta com espécies nativas, além de leguminosas, frutíferas e flores tropicais.
Todos os mini vídeos - ao todo são 14 - estão disponíveis em nosso canal do YouTube.
Comments