Seguindo a determinação do Governo Estadual e dos órgãos de saúde pública para contenção do avanço da pandemia mundial pelo coronavírus, o projeto Conexão Mata Atlântica suspendeu temporariamente o atendimento presencial ao público nas Unidades Executoras Locais em todas as áreas de atuação no estado do Rio de Janeiro. A partir desta quinta-feira, 19/03, os escritórios locais estarão fechados e as equipes não farão atendimento externo (como visitas às propriedades, coleta de documentos e recepção de proprietários nos escritórios locais), até que seja autorizado pelas autoridades competentes. A medida se faz necessária para reduzir os riscos de propagação do vírus pelo interior do estado.
A coordenação do projeto informa também a todos os beneficiários e interessados em participar do novo edital (06/2019), que o prazo para apresentação de propostas, que encerraria dia 27 de março de 2020, será prorrogado até o dia 29 de maio (Aviso de Alteração de Seleção Pública), visando não prejudicar o andamento da seleção pública.
As atividades internas continuarão sendo realizadas de forma remota no formato home office pela equipe do projeto. Dúvidas e informações poderão ser consultadas via e-mail: conexaorj@mataatlantica.finatec.org.br.
Tranquilidade e cuidados redobrados
Pedimos a conscientização e colaboração de todos para esta crise de saúde que tem afetado o mundo todo. Acreditamos que é sempre melhor prevenir que remediar e o quanto antes colocarmos em prática as recomendações dos órgãos competentes, mais rápido passaremos essa fase que nos pede um olhar para um problema coletivo.
O isolamento é a principal recomendação, sobretudo para aqueles que apresentam qualquer sinal de gripe ou resfriado ou se enquadram no grupo de risco (pessoas com mais de 60 anos e com doenças crônicas como diabéticos, cardíacos, asmáticos e pacientes em tratamento de câncer). O objetivo é não disseminar o vírus, não expor os mais vulneráveis, além de retardar a curva de contaminação reduzindo a sobrecarga do sistema de saúde.
Fique atento aos sintomas e adotem as medidas preventivas emergenciais!
Como se proteger
Evite contato físico com outras pessoas e redobre os cuidados com a higiene pessoal e do ambiente. Seguem algumas orientações do Ministério da Saúde sobre como se proteger:
· Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
· Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
· Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
· Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
· Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
· Higienize com frequência o celular e brinquedos das crianças.
· Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
· Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
· Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.
· Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.
Saiba mais sobre os sintomas e formas de prevenção pelo site do Ministério da Saúde (saude.gov.br/coronavirus), pelo aplicativo de celular Covid-19 (Google Play e App Store) ou ligue para o Disque Saúde 136.
Comments