Dia de Campo do CESVA/FAA estimula o agronegócio em Valença
Atualizado: 28 de ago. de 2018
Mais de 500 estudantes e produtores rurais participaram do IV Dia de Campo no último sábado (25), no Hospital Veterinário Escola do Centro de Ensino Superior de Valença, no Sul Fluminense. O evento, promovido pelo CESVA/FAA e a Liga Acadêmica de Animais de Produção (LAAP), proporcionou aos produtores rurais da região e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária a oportunidade ampliar os conhecimentos sobre boas práticas rurais e estimular o desenvolvimento e aprimoramento do agronegócio.
A novidade deste ano foi a palestra sobre a criação de búfalos apresentada pelo professor e doutor da UFMG, Eduardo Bastianetto. Outros temas também foram abordados no ciclo de palestras como “Integração pecuária-floresta”, “Plantas Tóxicas”, “A importância do touro na qualidade dos bezerros” e “Aspecto Práticos da ordenha Higiênica do Leite”.
O evento recebeu alunos de diferentes universidades do Rio e outros estados, entre elas, a UFRRJ, UFJF, UBM, UNIPAC, UNIFESO, Estácio de Sá, Unioeste, USS e Anhanguera. Na abertura do evento, o diretor acadêmico José Rogério Neto agradeceu aos presentes, sobretudo aos professores do curso e membros da Liga Acadêmica de Animais de Produção – LAAP, que coordenaram a organização do evento. "Em sua quarta edição, o Dia de Campo mostrou que é uma referência na região Sul Fluminense e vem agregar conhecimento e desenvolvimento em nossa região", ressaltou.
Conexão Mata Atlântica
O projeto Conexão Mata Atlântica, que valoriza e incentiva os proprietários rurais que adotam ações de conservação de floresta nativa, recuperam áreas degradadas e implementam práticas agrícolas sustentáveis, esteve presente no Dia de Campo e apresentou os benefícios de algumas práticas produtivas para recuperação de áreas degradadas e o aumento de rentabilidade da propriedade.
Os estudantes e proprietários rurais tiveram oportunidade de saber sobre como se beneficiar do projeto Conexão Mata Atlântica e quais as vantagens do sistema Silvipastoril, prática que integra o plantio espaçado de árvores em áreas de pastagem. A técnica melhora a saúde do rebanho e aumenta a produtividade, protege o solo contra a erosão, além de possibilitar a exploração de produtos florestais (madeira, óleo essencial, frutos, sementes, folhas etc.).
Segundo estudos, o Silvipastoril pode representar até 20% de crescimento da produtividade do gado de corte e entre 12% e 15% da produção de leite, por hectare, ao ano. “Os ganhos econômicos e ambientais são muito grandes, além de aumentar a biodiversidade e valorizar o capital natural da propriedade”, afirma o Gilberto Pereira.
O produtor rural Leandro Gonçalves, que atua na região, se inscreveu no projeto Conexão Mata Atlântica e aguarda o resultado da seleção. Com o recurso que poderá receber pelos serviços ambientais prestados e reconhecidos pelo projeto pretende implementar o sistema silvipastoril em sua propriedade no próximo ano. “Eu já tinha ouvido falar desse sistema na televisão, mas com o suporte técnico do projeto Conexão Mata Atlântica nos dá mais segurança para implementar. É um incentivo para o produtor”, afirma.
Durante o evento, o projeto distribuiu cerca de 450 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Além do coordenador executivo do projeto, Gilberto Pereira, estiveram presentes a coordenadora do geral do projeto e gestora do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) do Inea, Marie Ikemoto, e o técnico ambiental Rynaldo Santos, responsável pelo projeto Água do Rio das Flores, inciativa parceira do Conexão Mata Atlântica.
Os produtores rurais da microbacia Rio das Flores, correspondente aos municípios de Valença e Barra do Piraí, área atendida pelo projeto nesta região, interessados em saber mais podem comparecer ao escritório local localizado dentro do Campus da Hospital Veterinário Escola do Centro de Ensino Superior de Valença (Estrada Valença/Barra do Piraí (RJ 145), onde também será implementada uma Unidade Demonstrativa de Sistema Silvipastoril para visitação do público e capacitação.
Comments