Na última terça-feira (6/3) ocorreu, no Mercado do Produtor do município de Varre-Sai, o primeiro evento de divulgação do Projeto Conexão Mata Atlântica, que teve como objetivo apresentar os benefícios da iniciativa e formas de participação dos editais de seleção pública de pagamentos os serviços ambientais junto aos proprietários rurais.
O evento contou com um público de mais de 60 pessoas, dos quais 44 proprietários rurais de Varre-Sai que manifestaram interesse em participar do projeto.
O evento foi aberto pelo diretor de Gente e Gestão do Inea, Antoine Lousao, que ressaltou a importância dessa iniciativa como uma estratégia do instituto para promover a adequação ambiental das propriedades rurais associadas ao desenvolvimento econômico sustentável, por meio de instrumentos econômicos como o PSA.
A coordenadora geral do projeto, Marie Ikemoto, destacou a importância do projeto no âmbito do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, e de que o mesmo te como diferencial e inovação vincular o valor do PSA em investimentos para melhoria dos sistemas produtivos, garantindo a sustentabilidade das propriedades. Informou ainda que será lançado nas próximas semanas o edital para seleção pública dos proprietários rurais para o PSA.
A supervisora local da EMATER, Rosane Maria Bendia Graziolli, ressaltou a importância do projeto e da sua sinergia e complementaridade com os trabalhos de de assistência técnica e recuperação ambiental que vem sendo desenvolvidos há mais de 15 anos no município.
Estiveram presentes o secretário de Agricultura do município de Varre Sai, Antonio Carlos Celebrini; o presidente da Cooperativa do Café do Norte Fluminense - Coopercanol, Jose Ferreira Pinto, e o presidente da Associação de Agricultores Orgânicos do Noroeste Fluminense (APROENF), Jorge Martins de Almeida.
Comments