O projeto Conexão Mata Atlântica e o Sebrae Rio firmaram uma importante parceria em mais uma ação de incentivo à produção agropecuária de qualidade, que respeite padrões ambientais, favorecendo a manutenção ou recuperação dos serviços ecossistêmicos no estado do Rio de Janeiro.
O objetivo é identificar produtos e cadeias produtivas sustentáveis incentivadas com investimentos do projeto, buscando estratégias de melhoria, ganho de escala e oportunidades de mercado para fortalecimento e sustentabilidade dos sistemas e propriedades participantes.
O primeiro encontro de nivelamento das equipes aconteceu no dia 23 de janeiro, com a participação da equipe técnica do projeto Conexão Mata Atlântica e da Emater Rio que atuam nas regiões atendidas, além dos gestores e agentes do Sebrae envolvidos com o trabalho.
A reunião também contou com a presença da subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade (Subclim), Marie Ikemoto, que tambémé coordenadora geral do projeto Conexão Mata Atlântica no estado do Rio. Ela fez um breve panorama do projeto deu boas-vindas aos colaboradores parceiros.
Visitas às propriedades Em fevereiro, consultores do Sebrae, em conjunto com as equipes técnicas locais do Conexão Mata Atlântica, deram início a um grande trabalho de diagnóstico e avaliação da capacidade comercial dos empreendimentos rurais contemplados pelo projeto no estado do Rio.
Esse trabalho tem contado com a participação ativa dos produtores incentivados pelo projeto, que deverão contribuir participando de reuniões, entrevistas e visitas para apuração de informações sobre o perfil e a produção de cada propriedade atendida pelo projeto.
Segundo o coordenador executivo do projeto, Gilberto Pereira, essa será uma grande oportunidade para os produtores desenvolverem e manterem suas propriedades, sistemas e produtos rurais reconhecidos como prestadores de serviços ambientais. "A expectativa é de que as ações previstas valorizarem as práticas ambientais das propriedades beneficiadas, impulsionando os negócios rurais".
Os produtores comtemplados devem aguardar o contato e comunicados dos técnicos locais. Contamos com a participação de todos em mais essa ação de valorização e fortalecimento rural promovida pelo projeto Conexão Mata Atlântica.
Comments