top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

INEA divulga programa de incentivos a conservação e adoção de práticas sustentáveis em propriedades

Atualizado: 24 de abr. de 2018



No dia 06 de março de 2018, as 18h00, realizou-se no Mercado do Produtor de Varre-Sai o primeiro evento de divulgação do Projeto Conexão Mata Atlântica, que teve como objetivo apresentar os benefícios da iniciativa e formas de participação dos editais de seleção pública de pagamentos or serviços ambientais junto aos proprietários rurais.

O evento contou com um público de mais de 60 pessoas, dos quais 44 proprietários rurais do município de Varre-Sai manifestaram interessem em participar do projeto.

Estiveram presentes o Secretário de Agricultura do município de Varre Sai, Antonio Carlos Celebrini; o presidente da Cooperativa do Café do Norte Fluminense - Coopercanol, Sr. Jose Ferreira Pinto, e o Presidente da Associação de Agricultores Orgânicos do Noroeste Fluminense - APROENF, Sr. Jorge Martins de Almeida.

O evento foi aberto pelo Diretor do INEA, Antoine Lousao, que ressaltou a importância dessa iniciativa como uma estratégia do instituto para promover a adequação ambiental das propriedades rurais associadas ao desenvolvimento econômico sustentável, por meio de instrumentos econômicos como o PSA.

A coordenadora geral do Projeto, Marie Ikemoto, destacou a importância do projeto no âmbito do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, e de que o mesmo te como diferencial e inovação vincular o valor do PSA em investimentos para melhoria dos sistemas produtivos, garantindo a sustentabilidade das propriedades. Informou ainda que será lançado nas próximas semanas o edital para seleção pública dos proprietários rurais para o PSA.

A supervisora local da EMATER, Rosane Maria Bendia Graziolli, ressaltou a importância do projeto e da sua sinergia e complementaridade com os trabalhos de de assistência técnica e recuperação ambiental que vem sendo desenvolvidos há mais de 15 anos no município.

O prefeito de Varre Sai, Sr. Silvestre José Gorini, destacou que o município vem sofrendo com as sucessivas estiagens e que o projeto virá a contribuir não só para preservação da biodiversidade, mas como também para o aumento da segurança hídrica. Reforçou que a preservação de nascentes e práticas de conservação de solo são fundamentais para garantia da água para produção e para o abastecimento público.

A área de intervenção do projeto em Varre Sai abrange a área de contribuição do manancial de abastecimento da população da sede municipal, o Ribeirao Varre-Sai, no qual priorizará as ações de recuperação de nascentes e matas ciliares.

Comments


bottom of page