top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Inea realiza vistoria na Bacia de Rio das Flores em Valença


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), realizou na última segunda-feira (18/1) visita técnica na Bacia de Rio das Flores, no Interior Fluminense. As zonas vistoriadas são contempladas pelo projeto Conexão Mata Atlântica, executado pelos órgãos ambientais estaduais, e são estratégicas para a proteção do principal manancial de abastecimento do município de Valença.

“O objetivo do monitoramento é verificar a condição das áreas em restauração e acompanhar a evolução, garantindo a execução das ações de acordo com o padrão técnico definido pelo Inea. A equipe do Inea está trabalhando de forma integrada, por meio de todas as diretorias, para garantir a proteção e preservação da biodiversidade no estado, e esse monitoramento é um exemplo disso”, afirma o presidente do Inea, Philipe Campello, destacando o empenho do órgão ambiental estadual na preservação da Mata Atlântica.

Segundo o diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do Inea, João Eustáquio, ações como esta valorizam o patrimônio natural fluminense. “É de suma importância a realização de vistorias não somente para avaliarmos as condições das áreas contempladas pelo projeto, mas para nos colocarmos à disposição dos beneficiários”, afirma Eustáquio

A visita técnica contou com a participação do diretor do Inea João Eustáquio, da gerente de Serviço Florestal, Paloma Stoppa, da chefe de serviço de Restauração e Manejo Florestal Sustentável, Mirian Botelho, do técnico Gustavo Mahé, bem como do coordenador executivo do projeto Conexão Mata Atlântica, Gilberto Pereira e do coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Centro Universitário de Valença (UNIFAA), Rynaldo Santos.

Sobre o projeto

O projeto Conexão Mata Atlântica visa recuperar e preservar a biodiversidade e os recursos hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul, principal manancial de abastecimento da Região Sudeste do país. A iniciativa parte de uma abordagem de manejo sustentável da paisagem, e atua por meio do pagamento de serviços ambientais para produtores rurais que contribuem para a conservação ambiental.

O projeto executado pela Seas, por meio do Inea, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), é financiado com recursos do Fundo Global do Ambiente, por meio do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), e tem como contrapartida o cumprimento de medidas compensatórias de restauração florestal.

Comments


bottom of page