Foi prorrogado, até dia 31 de agosto, o prazo de inscrições para proprietários e produtores rurais de seis microbacias das regiões hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana e Médio Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro, participarem do projeto Conexão Mata Atlântica. A iniciativa valoriza e recompensa, por meio do mecanismo financeiro de incentivo por Prestação de Serviços Ambientais (PSA), os agricultores que adotam ações de conservação de floresta nativa, restauração ecológica e implementam práticas agrícolas para conversão produtiva de áreas degradadas ou de baixa rentabilidade econômica e ambiental.
O projeto contemplará propriedades localizadas em áreas estratégicas para a manutenção dos fragmentos florestais de Mata Atlântica e dos recursos hídricos. No Noroeste fluminense, o projeto abrange os municípios de Italva (microbacia Córrego Coleginho/Olho D’água), Cambuci (microbacias Valão Grande, Córrego Caixa D’água/Valão Grande II), Varre-Sai (microbacia Varre-Sai) e Porciúncula (microbacia Ouro). No Sul do estado, o projeto atende os municípios de Barra do Piraí e Valença (microbacia do Rio das Flores).
Inscrições Até o momento, mais de 250 proprietários e produtores rurais das regiões atendidas já manifestaram interesse em participar do projeto Conexão Mata Atlântica. A equipe executora do projeto vem prestando assistência a todos os interessados para a organização da documentação, assim como para o desenvolvimento dos planejamentos de campo que já somam mais de 60 Planos de Ação. Estes planos indicam as áreas e ações a serem trabalhadas nas propriedades e resultarão, desde de que sejam corretamente implantadas as práticas e ações previstas, no recebimento de recursos para investimento nos negócios rurais.
Com a mudança no prazo de inscrições, os agricultores que deram início ao processo de seleção passam a contar com mais tempo para a apresentação da documentação pendente e elaboração do Plano de Ação. Além de permitir que outros interessados enviem suas propostas.
Como participar – Os proprietários e produtores rurais interessados em se beneficiar do projeto podem procurar as unidades executoras locais para obterem informações e assistência técnica sobre a documentação necessária e a elaboração da proposta técnica.
O projeto oferece suporte técnico durante todo o processo de inscrição, desde a emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), um dos documentos exigidos pela seleção pública, até o desenvolvimento do Plano de Ação.
Comments