Para celebrar a data dedicada a um dos biomas mais diversos do planeta e que se estende por todo o território do Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Universidade do Ambiente, realizará no dia 27/05 o Webinar Dia Nacional da Mata Atlântica, com transmissão pelo YouTube do órgão. As inscrições vão até as 17h de 26/05 pelo link: http://bit.ly/WebinarMataAtlanticaRJ
O evento online apresentará as iniciativas dos órgãos ambientais estaduais em prol da conservação do bioma, desde as atividades de educação ambiental até os resultados das ações de incentivo à conservação e restauração florestal. Na ocasião, o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, o presidente do Inea, Philipe Campello, e o presidente da Emater-Rio, Marcelo Costa, farão a entrega simbólica de mais de R$3 milhões referente aos pagamentos por serviços ambientais executados por produtores rurais ao longo de 2020 até abril deste ano por meio do projeto Conexão Mata Atlântica.
O Conexão Mata Atlântica tem contribuído de diferentes formas para a preservação do bioma no estado, aliando práticas sustentáveis e produtividade. O projeto visa apoiar produtores rurais em ações de recuperação ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, principal manancial de abastecimento da Região Sudeste, e a fonte de água mais importante do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é executada no território fluminense pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Inea, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, com recursos do Fundo Global do Ambiente, através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além desses temas, pela manhã haverá palestras sobre o Vem Passarinhar RJ, programa do Inea que visa conscientizar sobre a conservação das aves da Mata Atlântica; e sobre o Projeto Olho no Verde, que monitora o território fluminense por satélite no combate aos crimes ambientais. Também será lançado o Diagnóstico Socioambiental e Priorização das Áreas de Atuação do Projeto Conexão Mata Atlântica no Estado do Río de Janeiro, publicação digital que apresenta os principais resultados da caracterização das microbacias atendidas pelo projeto.
À tarde, haverá uma mesa focada nas iniciativas de conservação da Mata Atlântica por meio da educação ambiental, trazendo experiências de sucesso em unidades de conservação, com o público infantojuvenil entre outras iniciativas. Na programação está o lançamento do Projeto Jornada da Educação Ambiental, que conta com um calendário de eventos em datas ligadas à sustentabilidade.
Confira a programação:
10h ÀS 12h – MESA 1
INICIATIVAS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA: AÇÕES E RESULTADOS
• Conexão Mata Atlântica: sustentabilidade de áreas rurais por meio do pagamento por serviços ambientais
Palestrante: Marie Ikemoto (INEA) e Marcelo Costa (EMATER-RIO)
• Vem Passarinhar RJ: Programa de ciência colaborativa em prol da conservação das aves da Mata Atlântica
Palestrante: João Rafael Marins (INEA)
• Projeto Olho no Verde
Palestrante: Marcos Loureiro (SEAS)
Moderador: Andrei Veiga (INEA)
14h ÀS 16h – MESA 2
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA MATA ATLÂNTICA : CAMINHOS PARA CONSERVAÇÃO
• Projeto Conexão Mata Atlântica: agregando parcerias e valores para mobilização e difusão de práticas ambientais
Palestrante: Gilberto Pereira (FINATEC)
• Educação Ambiental no contexto infantojuvenil e desafios em tempos de pandemia
Palestrante: Gabriela Viana (Projeto Guapiaçu/REGUA)
• Educação Ambiental em Unidades de Conservação na Mata Atlântica: Experiências da Reserva Biológica Estadual de Guaratiba
Palestrantes: Mauricio Reis (RGB), Louise Schiatti (GbioTra), Camila Meirelles (BrBio)
• Educação Ambiental: Caminhos e ações através da cultura
Palestrante: Camila Oliveira (IDG)
Moderador: Bruno Waldman (INEA)
Comments