O projeto Conexão Mata Atlântica segue realizando a liberação dos recursos de Pagamentos por serviços Ambientais (PSA) para os produtores do estado do Rio que já comprovaram a execução das práticas e o uso correto dos recursos da primeira parcela. Os pagamentos da segunda parcela de PSA começaram a ser realizados no início do ano e, até o momento, foram desembolsados R$ 798.404,90, destinados a 137 dos 162 produtores beneficiados no primeiro edital (nº 02/2018). A previsão é que até o final de junho os pagamentos tenham sido concluídos, somando mais de R$ 1 milhão em recursos de PSA, somente este ano.
Para receber a segunda parcela, os produtores selecionados no primeiro edital precisam comprovar a realização das ações ambientais e a correta aplicação dos recursos da primeira parcela de PSA, realizada no ano passado. Os beneficiários ainda terão mais dois ciclos de recebimentos de recursos até 2022, possibilitando investimentos e maior potencial de desenvolvimento sustentável em suas propriedades e microbacias.
Segundo o diretor técnico da Emater-Rio, Marcelo Costa, o impacto dos investimentos na área rural são muito positivos. “A aplicação dos recursos no PSA em investimentos nas propriedades e nos sistemas de produção tem criado um ciclo de oportunidades e benefícios para os participantes e para os negócios rurais, para o estado e para toda a sociedade. Esses resultados comprovam e reforçam que é possível conciliar desenvolvimento rural com preservação ambiental.
Comentários