top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Missão do BID visita áreas do projeto no estado do Rio

Atualizado: 18 de nov. de 2022


Nos dias 19 e 20 de outubro, o projeto Conexão Mata Atlântica recebeu a visita de representantes do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), financiador do projeto por meio do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), responsável pelo Componente 1 do projeto, e da Finatec, fundação gestora dos recursos, para avaliação da execução do projeto no estado do Rio de Janeiro.

A comitiva foi recebida, primeiramente, na sede do Inea para apresentação dos resultados do projeto pelo executor da iniciativa no estado, o Instituto Estadual do Ambiente, e do parceiro EMATER-RIO. A reunião contou com a participação do Leandro Luiz Gomes, Diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas do INEA, e do Marcelo Costa, presidente da EMATER-RIO.

Os representantes dos órgãos executores do estado destacaram a significância do projeto nos últimos anos, criando modelos replicáveis de desenvolvimento sustentável com investimentos, gerando impacto positivo ambiental, social e econômico, além de fortalecer todo o cenário institucional com promoção de capacitações e atividades que valorizam os servidores e as instituições do estado.

No dia seguinte, o projeto organizou visitas técnicas nas áreas de atuação do projeto na bacia do Rio das Flores, nos municípios de Valença e Barra do Piraí, na Região Hidrográfica Médio Paraíba do Sul.

O produtor Carlos Oliveira, representante do BID e técnica do projeto durante visita.

Os visitantes foram recebidos em algumas propriedades do projeto que gentilmente relataram sua participação, histórias e realizações. Foram dados destaque às áreas com execução de práticas ambientais incentivadas, bem como foram discutidos a importância dos investimentos (Salto Tecnológico) no contexto cotidiano e na perspectiva de sustentabilidade das pequenas propriedades inseridas no bioma Mata Atlântica.

O produtor Cyro Fontes apresentando as ações na sua propriedade.

O grupo visitou a Fazenda Santo Antônio do Paiol, recebidos por Frei Geraldo; o Sítio Areal, recebidos pelo produtor Cyro Fontes e seu filho Bruno; o Sítio Dois Irmãos, recebidos pelo produtor Carlos Oliveira. Por último, o produtor Pedro Pereira, a esposa Selma e a família receberam o grupo em sua propriedade, o Sítio Pedro do Nico, onde, além da visita às áreas de intervenção, foi proporcionado um momento final de integração e discussões.

A missão teve como objetivo apresentar o andamento das ações desenvolvidas, mostrando exemplos bem sucedidos de práticas de conservação, restauração e conversão produtiva incentivadas pelo projeto, bem como mostrar os benefícios gerados pelos investimentos de PSA aplicados pelos produtores rurais beneficiados.

Fizeram parte da comitiva do BID, o Especialista em Desenvolvimento Rural, Luis Hernando Hintze; o Consultor em Mudanças Climáticas & Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Matsubara; e o Analista de Operações, Hélio Júnior Oliveira Ferreira. A Finatec foi representada pela Gerente de Projetos Internacionais, Maria Aguiar. A Analista Florestal, Leticia Abreu, contratada da Finatec, participou da visita representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Parceiros e entidades municipais de Valença também participaram e contribuíram para o sucesso do projeto e das atividades da visita. Entre os parceiros locais, estiveram presentes representando a UNIFAA, o reitor José Rogério Neto e o coordenador do NEAS Rynaldo Santos. Pela EMATER-RIO, participaram também o gerente regional Ricardo Vieira, o cooper da regional sul Paulo Mundin, o supervisor local Rafael Pereira e a residente Juliana Biancard.

Comments


bottom of page