top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Plantando esperança: campanha de doação de mudas continua fortalecendo ações locais


Para começar o ano de 2021 com boas notícias, o Conexão Mata Atlântica inicia mais uma “Campanha de Fortalecimento do Meio Rural”, para doação de mudas nativas da Mata Atlântica, além de espécies de uso econômico, como as madeireiras e frutíferas. A iniciativa conta com o apoio da Cedae, que cedeu – entre dezembro de 2020 – mais de 5 mil mudas, que serão disponibilizadas aos produtores beneficiados pelo projeto que estejam implementando ações de conversão produtiva (sistemas agroflorestais e silvipastoris).


São mais de 40 espécies diferentes, como a juçara, jabuticaba, cambucá, cabeludinha, ingá, cambuci, palmito juçara, caqui, pitangueira, entre outras. Além de outras nativas mais indicadas para silvipastoril, como a orelha de macaco, pau rei, jacarandá mimoso, bracatinga, ipê roxo e aroeira. Os produtores rurais interessados em receber mudas para plantio nas áreas de atuação do projeto devem entrar em contato com os técnicos dos escritórios locais para consultar sobre a disponibilidade na sua região.

Até o início do ano passado, o Conexão Mata Atlântica recebeu da Cedae e distribuiu mais de 15 mil mudas. O convênio prevê a constante doação de mudas nativas da mata atlântica de acordo com as demandas do projeto até a data de seu encerramento, com previsão de conclusão em 2023.


Além da Cedae, os viveiros públicos do Inea também vem contribuindo com a cessão de mudas aos produtores interessados. Outras fontes de mudas são viveiros mantidos por parceiros locais e também viveiros particulares que complementam a oferta e a diversidade para os diferentes sistemas.

A equipe técnica do projeto Conexão, com apoio de parceiros locais, vem realizando atividades constantes de identificação de fornecedores de espécies nativas e também de outras espécies de uso econômico, certificadas e livres de doenças, para aquisição pelos produtores rurais interessados em incluí-las em seus sistemas de conversão.



Um exemplo são as mudas de café de alta produtividade, vindas do Horto Municipal de Varre-Sai e que estão sendo adquiridas para implantação no Médio Paraíba. Assim como as mudas de banana e citrus, que também são de grande interesse para inserção nos sistemas produtivos com incentivo financeiro do projeto Conexão.


“O uso de mudas de qualidade são fundamentais para o desenvolvimento dos projetos. Nossa equipe vem tentando prestar a melhor assistência nesse sentido para os agricultores. Estamos constantemente buscando parceiros e fornecedores de qualidade e ficamos muito agradecidos com todos que estão se esforçando para produzir esse excelente material para disponibilizarmos”, afirma Gilberto Pereira, coordenador executivo do projeto.


O projeto conta com a dedicação de todos os produtores rurais para a implementação das ações previstas nos projetos de conversão produtiva. "Que 2021 traga muitas mudas e que os plantios tragam muitos frutos e esperanças para todos nós, parceiros e agricultores, que estamos implementando esse trabalho tão importante para a sociedade", diz Gilberto.

Comments


bottom of page