top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Premiação reconhece e valoriza produtores prestadores de serviços ambientais


O projeto Conexão Mata Atlântica realizou, no último sábado, 18/12, a entrega do “Prêmio Produtor Destaque 2020”, direcionado aos produtores participantes do segundo edital de Pagamentos por Serviços Ambientais (Edital 06/2019). A produtora rural Ana Cristina Moreira Teixeira, do Sítio Santana, em Valença, foi a premiada desta edição em reconhecimento às ações de conversão produtiva desenvolvidas em uma área com mais de 100 ha, na qual está sendo implantado um sistema silvipastoril – integração de árvores à pastagem.


“Fiquei muito honrada de ter ficado em primeiro lugar no ranking geral do edital. Esse projeto é muito importante para toda a nossa região e veio dar força para dar continuidade a um projeto pessoal que já vínhamos implementando para recuperar a mata nativa”, agradeceu a produtora premiada.


A entrega do prêmio foi realizada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha, durante o evento de integração dos produtores beneficiados, colaboradores e parceiros no Parque Estadual Serra da Concórdia (PESC), em Valença. Produtores da região, selecionados pelo segundo edital de PSA, e que estavam presentes no evento, também receberam certificados em reconhecimento aos serviços ambientais prestados.


“Os produtores rurais são os principais parceiros do projeto. São eles que executam e dão continuidade às ações ambientais. Nada mais justo do que reconhecer esses esforços que geram inúmeros benefícios a toda sociedade, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e a mitigação das mudanças climáticas”, afirma Gilberto Pereira, coordenador executivo do projeto Conexão Mata Atlântica no estado do Rio.


No total, o Edital 06/2019 selecionou 137 produtores rurais e novas áreas – 788 hectares – a serem recuperadas em ações de restauração florestal e conversão produtiva de áreas de baixa produtividade. A premiação e entrega dos certificados estava prevista para ser feita no ano passado, após o resultado do edital, em agosto, mas foi adiada por conta da pandemia do novo Coronavírus.


O projeto atua em microbacias localizadas nos municípios de Valença, Barra do Piraí, Varre-Sai, Porciúncula, Italva e Cambuci, áreas estratégicas para a manutenção dos fragmentos florestais de Mata Atlântica, conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.


Foto: Fabiano Veneza


Comments


bottom of page