Produtores do Conexão Mata Atlântica em São Paulo recebem primeiro recurso de PSA
Atualizado: 7 de nov. de 2018
O projeto Conexão Mata Atlântica no estado de São Paulo realizou no dia 26 de outubro o primeiro Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para oito proprietários rurais do município paulista de Paraibuna, vencedores do primeiro Leilão Reverso na modalidade Proteção. Os recursos foram liberados após a verificação do cumprimento das ações indicadas no Plano de Ação, executado pelo proprietário com auxílio de técnicos extensionistas e ambientais.
O estado de São Paulo tem modalidades de PSA e critérios de seleção diferentes do Rio de Janeiro e Minas Gerais, outros componentes do projeto.
Os pagamentos por serviços ambientais referentes à modalidade Proteção visam garantir a conservação de matas nativas nas propriedades rurais. O total de pagamento para esse primeiro leilão foi de R$ 53.771,09 (já debitados todos os encargos) para a proteção de 144,64 hectares. O leilão foi realizado em 7 de março deste ano.
Para esse edital, excepcionalmente, estão destinados recursos para quatro pagamentos, um a cada ano. Os próximos desembolsos serão feitos em 2019, 2020 e 2021.
Texto: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMAFotos: Dagoberto Meneghini
Comments