top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Valorização de produtores rurais continua com primeiras reuniões com beneficiários

Atualizado: 8 de nov. de 2018

Após a divulgação do resultado do primeiro edital de seleção pública do Conexão Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro, foram realizadas uma série de reuniões em todas as microbacias com atuação do projeto. O principal objetivo dos encontros foi dar continuidade às atividades do projeto com a inclusão de parceiros e beneficiários no planejamento e acompanhamento das atividades, além de formar um grupo mais capacitado e com maior sentimento de pertencimento. “Queremos valorizar a participação de cada um dos atores envolvidos, fortalecendo um modelo participativo do projeto no estado”, afirma o coordenador executivo Gilberto Pereira.


Em todas as reuniões realizadas, a equipe e os parceiros locais buscaram comunicar aos produtores rurais habilitados a transparência do processo de seleção das propostas, os resultados obtidos e quais os próximos passos para execução das ações e recebimento dos recursos de incentivo por prestação de serviços ambientais (PSA).


As reuniões foram marcadas pela interação entre beneficiários, parceiros e equipe técnica, possibilitando a franca avaliação do processo de participação no projeto e também se mostraram um espaço importante para o esclarecimento de dúvidas dos produtores rurais e de celebração do resultado. No total, 165 propostas foram habilitadas nos municípios de Italva (28), Cambuci (21), Varre-Sai (39), Porciúncula (38), Valença (30) e Barra do Piraí (9).


O Momento de Reflexão, quando os atores presentes puderam expressar suas dúvidas e debater pontos de interesse dos grupos reunidos, foi um dos pontos altos das reuniões. Os beneficiários expuseram impressões, críticas, elogios e sugestões para o fortalecimento e continuidade do projeto. Vários produtores fizeram declarações construtivas contribuindo para o aperfeiçoamento das ações:


O produtor Carlos Alberto Martins comenta sobre a importância dos encontros para a comunidade.

“No começo estávamos tentando entender como o projeto funcionava, mas no caminhar vimos que é algo muito bom. Em nosso assentamento, conseguimos estimular a renovação da documentação de cerca de 25 famílias. Esta semana este trabalho nos possibilitou acessar outros créditos estruturantes para nossos lotes. Quero reconhecer e agradecer todo o esforço que foi feito pela equipe local. Estou feliz com o andamento do trabalho que está apenas começando e estamos aí para ajudar. Sozinhos não fazemos nada”, compartilhou o produtor rural Carlos Alberto Martins, do assentamento ruralPA Vida Nova, durante reunião em Valença.


Produtores rurais de diferentes microbacias atendidas pelo projeto também comentaram sobre as dificuldades para cumprir as exigências do edital em relação à documentação. No entanto, afirmaram ter recebido todo o suporte necessário para a emissão da documentação. "Foi difícil levantar toda a documentação para concorrer ao edital, mas contamos com a atenção e agilidade no atendimento dos técnicos, que facilitaram a obtenção de alguns documentos", comentou a produtora rural Fátima Pimentel, durante reunião na microbacia Varre-Sai.


Próximos passos


Durante as reuniões foram apresentadas as principais atividades que serão desenvolvidas ao longo do projeto, como as visitas de planejamento e assistência técnica. Também foram reforçados os compromissos assumidos pelos proprietários rurais que se responsabilizaram por dar andamento a execução das ações de conservação, restauração e conversão produtiva. Todos concordaram com a realização periódica de visitas de acompanhamento para elaboração de relatório de execução e desembolso dos pagamentos.


Em Italva, a reunião realizada no dia 9 de outubro, na Associação de Moradores e Produtores Rurais da Formosia e Pimentel, contou com a presença de 22 produtores rurais aprovados no edital.


Também no dia 9, foi realizada a reunião em Varre-Sai, no Auditório da Secretaria de Agricultura, no Mercado do Produtor. Mais de 50 pessoas, entre proprietários rurais selecionados, familiares e parceiros, marcaram presença e participaram ativamente do encontro.


No dia 10, a equipe executora local recebeu mais de 20 pessoas, entre produtores rurais selecionados, acompanhantes e parceiros, na reunião realizada na Associação de Moradores do Cruzeiro, em Cambuci.


Em Porciúncula, a reunião aconteceu no dia 11 de outubro, no Colégio Estadual Deputado Carlos Pinto Filho. No total, entre produtores rurais selecionados, acompanhantes e parceiros na reunião 27 pessoas estiveram presentes.


A reunião em Valença reuniu produtores rurais também de Barra do Piraí (distrito de Ipiabas), que também faz parte da microbacia Rio das Flores. A reunião foi realizada no dia 19 no escritório local do projeto, no Campus da Faculdade de Medicina Veterinária de Valença (HVE/FAA). Mais de 40 pessoas estiveram presentes. O encontro foi finalizado com um Café Rural, momento agradável de integração entre os contemplados e a equipe local.


Aos produtores rurais selecionados, que por algum motivo não puderam comparecer às reuniões de nivelamento pós edital de seleção, a equipe técnica do projeto entrará em contato para atualizar sobre os temas apresentados e informar que estão à disposição para assistência técnica. “A partir de agora iniciamos as assinaturas dos contratos de PSA e em breve teremos o prazer de realmente poder investir e contribuir para a valorização e sustentabilidade do meio rural e ambiental do estado do Rio de Janeiro. Só depende de todos nós conservar e recuperar nosso ambiente”, ressaltou Gilberto Pereira.

Comentarios


bottom of page