top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Rio Rural está entre as 12 ações mais inovadoras para o desenvolvimento rural na América Latina


Foto: Paulo Filgueiras GERJ

O programa Rio Rural, parceiro do projeto Conexão Mata Atlântica, foi selecionado pelo escritório regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) entre as 12 iniciativas mais inovadoras para o desenvolvimento rural sustentável América Latina e Caribe em 2018. O programa, executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Pesca (SEAPPA) do estado do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável, concorreu à premiação com outros 242 projetos, dois quais 202 cumpriram com os critérios de elegibilidade.


O Rio Rural recebeu o reconhecimento por promover o desenvolvimento rural sustentável em bacias hidrográficas do estado do Rio de Janeiro. As iniciativas foram avaliadas com uma pontuação entre 1 e 100 por comitê um composto formado por especialistas da FAO, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), do Fundo de Inovação Social do Chile (FIS) e da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). 


O resultado das iniciativas vencedoras, assim como as menções honrosas, foi divulgado no dia 17 de agosto pela FAO. Para conhecer os outros projetos selecionados acesse o site: www.fao.org/index.php?id=92940.


Rio Rural e Conexão Mata Atlântica


Desde 2006, o programa Rio Rural tem desenvolvido um amplo trabalho de mobilização e conscientização dos produtores rurais em todo o estado do Rio sobre a viabilidade de aliar atividades econômicas à preservação do meio ambiente no campo, por meio do incentivo à adoção de práticas produtivas sustentáveis e de conservação dos recursos naturais.


O Conexão Mata Atlântica complementa e dá continuidade às ações conservacionistas promovidas pelo programa Rio Rural, que contribuíram para o desenvolvimento de um ambiente mais favorável à implementação do mecanismo de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), que contemplará, prioritariamente, as áreas mais estratégicas para preservação, onde as boas práticas tiveram maior adesão e melhores resultados.


“Ao longo desses anos, o Rio Rural conseguiu mostrar para o produtor rural que é possível gerar renda, produzir alimentos saudáveis e preservar os recursos naturais. Essa lógica, baseada na corresponsabilidade, na autonomia e na organização, permite ao agricultor produzir de forma mais saudável e contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais e de quem mora na cidade e consome seus produtos. O projeto Conexão Mata Atlântica contribui para consolidação de uma política de reconhecimento do papel do agricultor como prestador de serviço ambiental”, afirma a coordenadora do programa, Helga Hissa.

Comments


bottom of page