top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Técnicos do projeto visitam produção de juçara no ES

Atualizado: 8 de jun. de 2022


A juçara, fruta nativa da Mata Atlântica e que é extraída da palmeira de mesmo nome, é um produto não-madeireiro com grande potencial econômico e que o projeto Conexão Mata Atlântica tem incentivado em sistemas agroflorestais. Com o objetivo de conhecer o processo de exploração sustentável e o beneficiamento da polpa da juçara, técnicos do projeto visitaram produtores e empresas do município de Rio Novo do Sul, referências na comercialização do produto.


O grupo, formado por técnicos do projeto, além de parceiros institucionais do INEA e da EMATER-RIO, visitaram propriedades que exploram a juçara e a fábrica de beneficiamento de polpa congelada da empresa Açaí Juçara.


Segundo o coordenador executivo do projeto no estado do Rio, Gilberto Pereira, o projeto está dando início a uma nova etapa de apoio a cadeias produtivas da biodiversidade da Mata Atlântica e a juçara tem um grande potencial conservacionista e de geração de impacto socioeconômico positivo.


Além das visitas em campo os participantes também puderam conhecer diversos produtos beneficiados a partir da produção da polpa da juçara, como o adubo orgânico utilizado em cultivos de café e feito a partir dos coquinhos não utilizados como semente, a massa de macarrão com polpa da juçara e os licores únicos, expostos na primeira feira da cadeia produtiva da Juçara, realizada no município de Rio Novo do Sul-ES.


A visita foi promovida em conjunto com a empresa Juçaí, que tem sede em Resende - RJ.



Comments


bottom of page