top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

Visitas técnicas: oportunidade para troca de experiências em boas-práticas ambientais e produtivas

O projeto Conexão Mata Atlântica se prepara para realizar uma série de visitas técnicas que seguirão ao longo do ano. O objetivo é apresentar e valorizar boas-práticas adotadas pelos produtores beneficiados que melhorem a produtividade e contribuam para a manutenção da qualidade ambiental das propriedades. Os encontros entre agricultores, parceiros e equipe técnica serão ótimas oportunidades para troca de experiências e atualização de conhecimento.


Segundo o coordenador executivo do projeto, Gilberto Pereira, as visitas são muito importantes, pois dão continuidade ao processo de assistência e aprendizagem para melhor implantação e manejo dos sistemas incentivados, valorizam proprietários e produtores que tiveram bom desempenho como unidades de referência, além de promover maior visibilidade quanto ao potencial de ações de conservação e restauração ambiental que promovem emprego, renda e serviços ecossistêmicos a partir da melhoria da condição das áreas de produção e das microbacias atendidas pelo projeto.


“Queremos discutir e valorizar, na prática, experiências e resultados que mostrem a viabilidade e as oportunidades para diferentes contextos produtivos que incentivamos nos últimos anos. Os resultados mostram que é possível desenvolver sistemas produtivos de forma mais sustentável, atraindo investimentos, potencializando novas oportunidades e obtendo ótimos resultados econômicos e ambientais”, explica Gilberto.


Silvipastoril em pauta

A primeira visita técnica do ano promovida pelo Conexão Mata Atlântica aconteceu no dia 15/02, em Italva, no Sítio Natividades, dos produtores Marco Antônio Alves e Elias Correa Reis Filho, com o tema “Implantação e manejo pecuário em Sistema Silvipastoril”. A atividade abordou as ações de implantação e manutenção

de Sistema Silvipastoril, com demonstração de boas-práticas de preparo de solo e recuperação da pastagem (controle de espontâneas, replantio e adubação) em Sistema Silvipastoril, isolamento e proteção de mudas.

Durante a vista também foram discutidos os próximos passos de manutenção, manejo de árvores nativas e produção nesse tipo de sistema. Ao final do encontro, foi realizado um café com prosa, abordando discussões sobre a visita técnica e aprofundando conhecimentos práticos sobre as plantas locais e suas utilidades.


Como participar

Podem participar das visitas técnicas do Conexão Mata Atlântica os produtores contemplados pelo projeto, técnicos parceiros e agricultores da região interessados em melhorar seus processos de produção. É preciso comunicar a equipe técnica local do projeto o interesse em participar das próximas visitas e sempre que surgir uma oportunidade a equipe entrará em contato.


Em breve, os escritórios regionais do projeto divulgarão a agenda das próximas visitas técnicas locais. Fiquem atentos e não percam essa oportunidade.

Bình luận


bottom of page