top of page
Foto do escritorConexão Mata Atlântica RJ

É tempo de plantar: começou a campanha de doação de mudas


Mudas produzidas pela CEDAE.

Aproveitando o período de chuvas que já começou, o projeto Conexão Mata Atlântica deu início a sua campanha anual de doação de mudas. Entre outubro e novembro, a iniciativa já entregou mais de 5 mil mudas nativas do bioma a produtores beneficiados de áreas de atuação do projeto no estado do Rio de Janeiro. No último mês, os produtores também se organizaram e realizaram a compra coletiva de outras 5 mil mudas nativas e econômicas adquiridas com recursos de Pagamentos por Serviços Ambientais.


No total, o projeto já contabiliza quase 45 mil mudas doadas ou adquiridas pelos produtores para ações incentivadas pelo projeto. As mudas estão sendo introduzidas pelos produtores em áreas destinadas à restauração florestal e à conversão produtiva por meio de sistemas agrossilvipastoris, que integram árvores à pastagem e à lavoura.

Entrega de mudas da CEDAE em Cambuci.

As mudas que estão sendo doadas foram cedidas pela CEDAE, por meio do projeto Replantando Vidas, que desde o início do projeto já concedeu ao Conexão Mata Atlântica mais de 26,8 mil mudas de diversas espécies nativas. O projeto recebe e destina as mudas entre os produtores que desenvolvem as práticas incentivadas. Até o final do ano, está prevista mais uma remessa de mudas cedidas pelos parceiros do projeto. Produtores atendidos, fiquem atentos e preparem suas áreas.


Os Hortos Florestais do INEA também são parceiros importantes e já cederam mais de 7 mil mudas para ações do projeto.


Compras coletivas

Técnicos do projeto entregando mudas da compra coletiva aos beneficiários do projeto em Italva e Cambuci.

Alguns produtores atendidos pelo projeto estão investindo os recursos de Pagamentos por Serviços Ambientais para aquisição de mudas para enriquecimento e consolidação dos sistemas em suas áreas. Com apoio técnico do projeto, eles se organizaram e já realizaram a compra coletiva de mais de 10,6 mil mudas desde 2021.


Essa ação tem contado com o suporte dos técnicos do projeto e técnicos locais da Emater-Rio, que identificam fornecedores e apoiam técnica e administrativamente as aquisições. Com isso, os produtores puderam reduzir os custos com o transporte das plantas, além de garantir a variedade e boa qualidade das mesmas.


Os técnicos e parceiros do projeto estão prevendo novas iniciativas de aquisições assistidas para os próximos meses, apoiando a difusão e ampliação de sistemas de produção agroflorestais e silvipastoris com espécies nativas e econômicas nas propriedades, microbacias e municípios de atuação.


Commenti


bottom of page